Guia Prático HTML - 02 - Introdução ao HTML

Artigo postado por Cleber Bettini Na sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 0 comentários





A linguagem HTML (HyperText Markup Language) é responsável  pela criação de documento para a web, as chamadas páginas. E são divulgadas na WWW (World Wide Web) – Teia de Alcance Mundial.

Por meio dessa linguagem o desenvolvedor pode especificar atributos para um texto. E com eles são feios os Hyperlinks que permitem navegar pela web, para isso, utiliza marcações, chamadas tags, no ponto da página em que é feito uma  ligação com outra página.

O HTML é um conjunto de tags que é usado para edição de uma página na internet e tudo é feito com uma linguagem super fácil e simples de se utilizar.

HTML  NÃO é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de formatação de textos ou definições da estrutura de um site.

As páginas da web é um arquivo de texto gravado com uma extensão no HTML poderemos usar dois tipos de extensão (.htm ou .html).

O HTML não necessita de um editor especial, tem que ser um programa de edição e texto que seja capaz de gravar arquivos.

Exemplo: O tradicional Bloco de Notas.





Com todas as facilidades da linguagem HTML ela também não está livre de limitações. Impossibilidade de definição de marcadores, (tags) e usando somente os definidos pela linguagem usada.

Foi desenvolvido um comitê chefiado por Jon Busak, da Sun MicroSystems, uma especificação que no final de 1996 se tornaria a linguagem XML.

O XML segue os mesmos princípios básicos do HTML, ou seja, independente da plataforma, não constitui uma linguagem de programação real e é de domínio publico o que significa que não tem dono!




Nessa linguagem ao invés de usarmos instruções e comando, existem elementos chamados de tags, usados para ativar ou desativar uma determinada formatação de um texto.

Um documento HTML dividi-se em várias seções, e cada um deve conter um tipo específico de informações.
Cada seção do documento assim traduzindo a estrutura abaixo para a linguagem HTML.

Vamos ao exemplo de uma estrutura básica do HTML








<htm> - Início do HTML
<head> - Abertura do cabeçalho
<title></title> - Abertura e fechamento to tittulo da pagina
</head> Fechamento do cabeçalho
<body> Abertura do corpo do texto
</body> fechamento do corpo do texto
</html> Fim do HTML



Vamos fazer um exemplo para testarmos esses tópicos !

Abra o bloco de notas do seu Windows ( Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Bloco de Notas ) e digite o seguinte código:




<html>
<head>
<title>Título da minha página</title>
</head>
<body>
Estou fazendo meu primeiro código HTML graças a ajuda do Cleber Bettini!
</body>

</html> 



Feito isso salve o documento. Clique no Menu arquivo e escolha a opção Salvar Como,  e digite o seguinte nome primeiro.html, escolha o local de sua preferência para salvar e clique em salvar.

Para poder ver como sua páginas ficou bastar clicar duas vezes sobre o arquivo salvo. Pronto o seu navegador já está interpretando o código digitado.

Para não se esquecer de nada e você conseguir ficar craque, crie outras páginas usando a mesma estrutura, mudando apenas o texto, titulo da página. Assim você consegue aprender e não terá problemas de esquecimento futuramente!

Até o próximo Guia !


LEIA MAIS

Novo Site Publicado - Nona Giovannina

Artigo postado por Cleber Bettini Na quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 0 comentários

Site institucional simples, porém com todas as informações necessárias para divulgar a Rotisseria na internet !

O site foi estruturado em tabelas normais!
Layout limpo com as informações principais na home page!

Acesse e veja como ficou: Nona Giovannina

LEIA MAIS

Guia Prático HTML - 01 - Entendendo um pouco mais sobre sites !

Artigo postado por Cleber Bettini Na terça-feira, 3 de janeiro de 2012 0 comentários
Olá pessoal !

Como já havia dito antes, a partir de hoje começarei a compartilhar meus conhecimentos obtidos até agora através de guias práticos, tutorias etc.
Hoje irei postar uma pequena introdução, apenas para podermos entender melhor todo o conceito web! (:





A internet era usada para transmitir texto e dados – a interface gráfica que temos hoje com a Web estavam muito longe de existir. Foi criada uma linguagem para formatar graficamente as informações e um programa que entenda essa linguagem, exibindo para o usuário a formatação original.

Um site é simplesmente um conjunto de páginas esses documentos formam um sistema de informação, que pode ir desde uma simples página pessoal até um complexo sistema. Podendo ter uma páginas ou milhares delas.





Um site deve estar armazenado em um servidor WEB, muitas vezes chamados de host. A função de um servidor é enviar as páginas para os clientes que solicitarem. Os servidores são computadores normais, habitualmente com grande capacidade de armazenamento, que fica permanentemente ligado.





O Personal Web Server (PWS) terá a importante função de transformar o micro em um servidor web. Ele é fornecido gratuitamente e é indicado para sites de porte médio. Uma característica interessante dos servidores web é que eles funcionam localmente também, ou seja, mesmo que você não esteja conectado à internet, poderá acessar as páginas.

Dessa forma, podemos testar a funcionalidade do site exatamente como se ele estivesse na internet!





Para publicar um site na internet é necessário enviar as páginas que fizemos em nosso computador para o servidor Web. Exemplo de softwares que fazem isso: Filezila, Smart FTP, Leech FTP entre outros! 





A função dos navegadores é ler uma página em HTML, interpretá-la e exibir ao usuário a página formatada.



Por esse post é só galera,  espero que tenham entendido e caso tenham alguma dúvida, sugestões e criticas não deixem de postar nos comentários. 

E caso tenha gostado clique em curtir para ajudar na divulgação! (:

LEIA MAIS